Que tal um museu com diversas pedras preciosas, fósseis de dinossauros, e até um charmoso cinema com filmes cult e café repleto de delícias? Estamos falando do Museu Geológico da Bahia, o museu responsável por reunir a história do nosso solo e subsolo, ajudando a pesquisar, divulgar, e preservar o patrimônio geológico e mineral do estado!
O local possui mais de 20 mil peças, um dos maiores acervos de rochas, pedras preciosas, e fósseis da região. Inaugurado na década de 70, o Museu Geológico da Bahia funciona numa casa com alguns andares e escadarias, e peca por não possuir acessibilidade, o que torna a visita a algumas das suas áreas um tanto complicada para portadores de necessidades especiais.
Em suas 15 salas é possível viajar nas exposições temáticas sobre o Sistema Solar, Garimpos, Meteoritos, Fósseis (olha essas réplicas em tamanhos reais!), Artesanato Mineral, e mais um bocado de coisa que vai encantar crianças e adultos!
Já no seu subsolo encontramos uma das unidades mais charmosas do Circuito de Cinema Saladearte, responsável por trazer para a cidade filmes fora do circuito comercial. Apesar de não serem muito confortáveis, as salas possuem uma arquitetura incrível, com um chão de pedra que dialoga com a proposta do museu. Na área externa, um painel de Juarez Paraíso e luzinhas coloridas encantam quem aguarda sua sessão ao sabor de um café e tortinha da lanchonete do espaço.
Ficou curioso para conhecer? O Museu Geológico da Bahia fica no Corredor da Vitória, nº 2195. Sua entrada é gratuita e seu funcionamento é de terça a sexta, das 13h às 18h; e aos fins de semana das 13h às 17h. Se programe e vá viajar pela história e encantos do local! ✨
Pingback: O que fazer em um dia de chuva em Salvador? - As Melhores Coisas de Salvador