Cultura, conhecimento, história e muitos cenários para belas fotos? Isso e muito mais você encontra no Museu da Misericórdia!

Pense num passeio bacana? Quando fui conhecer o Museu da Misericórdia não imaginava o tanto de história e cultura reservava o local, tanto que supus que seria uma visita rápida, e acabou levando mais de uma hora! A visita foi conduzida por uma guia muito paciente, prestativa, e com conhecimento suficiente para tirar todas as minhas dúvidas – e olha que não foram poucas!

Fachada do Museu da Misericórdia

Fundado em 2006 na antiga Santa Casa da Bahia, o Museu da Misericórdia reúne mais de 3.000 peças catalogadas em seu acervo (muito bem conservado, por sinal), que nos mostram bastante da história da Bahia, assim como do Brasil, uma vez que fomos a primeira capital do país. Cenário de momentos históricos importantes para a sociedade, o museu fica localizado na Ladeira da Misericórdia, Pelourinho, e possui diversos espaços interessantes, que nos permitem não apenas revisitar o passado, mas também garantir uma infinidade de registros bacanas, tanto que o local é bastante procurado por fotógrafos amadores.

Prepare a memória do celular antes de ir ao Museu da Misericórdia, pois você irá desejar fotografar tudo

Começamos nosso post apresentando o suntuoso Salão Nobre, espaço que arranca suspiros principalmente pelo seu teto, repleto de pintura sacra do século 18. O local abrigava reuniões do Provedor, e foi lá que foram assinados importantes documentos para a cultura do estado.

Luxo e poder no Salão Nobre

É também neste espaço que encontramos uma peça de curioso valor histórico: uma cadeira que foi feita exclusivamente para receber em 1859 Dom Pedro II, e que permanece até hoje em seu estado natural, sem que qualquer outra pessoa a tenha utilizado. É também no Salão Nobre que nos deparamos com as mais belas vistas do museu, de onde podemos observar a Praça da Cruz Caída, além do conjunto sensacional formado pelo Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, e a baía de Todos-Os-Santos.⠀

Nada mau essa vista, hein?

Importante para o cenário social, político e da saúde, o Museu da Misericórdia já abrigou a primeira unidade de saúde do estado, o Hospital da Caridade. Algumas das suas salas mantém bastante material para revisitarmos esta fase do museu, como uma das ex enfermarias do local, que abriga registros móveis e objetos de época, a exemplo de um belíssimo armário de 1867, que funcionava como Farmácia. Neste espaço também vimos uma réplica da famosa Roda dos Expostos, que ficava na porta da Santa Casa e era onde as mulheres deixavam seus filhos para adoção.

A Roda dos Expostos
A enfermaria e botica atualmente são muito utilizadas como cenário de fotos de formatura de estudantes da área de Saúde

Como sua origem é proveniente da Santa Casa, o museu possui diversos itens de ordem religiosa, a começar pela bela capela, com decoração predominantemente barroca formada por um altar-mor em estilo rococó e azulejos que retratam cerimônias e procissões. Ela é considerada um marco da arte portuguesa. Também há um espaço onde itens de época são encontrados, assim como quadros feitos por José Joaquim da Rocha, que retratam a Paixão de Cristo.

Altar da Igreja da Misericórdia
Parte das obras de José Joaquim da Rocha

A gente poderia continuar aqui falando por muitas outras linhas sobre todas as curiosidades e coisas legais que o Museu da Misericórdia revela, mas achamos melhor você ir conferir com os seus próprios olhos! Fiquem com o aperitivo abaixo:

A loggia do local possui um rico trabalho de embrechado em quatro tipos de mármore, o que conferiu ao Museu da Misericórdia o tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
O primeiro carro movido a gasolina da Bahia e o mais antigo em exposição no Brasil
Antigamente o morto eram posto nessa mesa em madeira, que é tortinha assim para que os líquidos pudessem escorrer
Átrio: olha essa arquitetura!


Curtiu? O Museu da misericórdia fica na Rua da Misericórdia, nº 06, Centro Histórico de Salvador. O museu funciona de terça a sexta, das 8h30 às 17h30; sábados das 9h às 17h; e domingos e feriados das 12h às 17h! Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Visitas de grupos escolares precisam ser agendadas. Mais informações: 71 2203-9830/9832.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *