O que fazer em Salvador em um dia de chuva? O memorial de Jorge Amado e Zélia Gattai é uma ótima opção!

O que fazer em um dia chuva em Salvador?”: esta é a pergunta que vez ou outra recebemos no blog, principalmente de turistas que vêm em busca do sol. Por aqui temos diversos destinos a serem explorados nos dias mais nublados, e um deles é Casa do Rio Vermelho, memorial feito na antiga residência de Jorge Amado e Zélia Gattai, local de uma energia ímpar e de detalhes preciosos da vida dos dois.

O memorial foi construído na antiga casa do casal Amado

A casa conta com diversos espaços que procuram retratar um pouco da vida do casal. Como eles foram amigos de diversos ilustres, filósofos, e artistas, a visita acaba mostrando também muito sobre a história do país. Monitores sempre estão pela área dispostos a ajudar, mas o passeio pode ser feito tranquilamente a sós, pois tudo é muito bem sinalizado.

Espaços revelam acervo pessoal e contam a história do casal e do país na época

As camisas coloridas de Jorge, as diversas cartas, o quintal arborizado, os lindos azulejos feitos pelo mestre Udo Knoff, as lembranças de viagens, os sapos (Jorge colecionava diversas imagens do animal), tudo está ali pra nos fazer pensar o tanto que devia ser delicioso ver (e viver) um amor como o dos dois, que hoje estão juntos lado a lado em suas cinzas enterradas no querido quintal.

As cinzas do casal estão enterradas juntas neste espaço, o preferido deles
Um quintal repleto de natureza e boas energias
São tantos detalhes e beleza que a vista até cansa!

Simplicidade, riqueza de detalhes e amor foram os ingredientes para a construção da casa na Rua Alagoinhas, número 22. O casal costumava receber tantos amigos, que foi preciso construir duas cozinhas no local. E quem encontramos em uma delas é Dadá, famosa quituteira baiana, que com seu sorriso e tempero conquistou os Amados.

O coração da casa: a cozinha

O espaço também conta com um café, onde os visitantes têm à disposição diversos títulos relacionados às obras de Jorge e Zélia. Quer lugar mais inspirador e oportuno para se ler um livro?

Pertences importantes, como a máquina de escrever onde o autor fez algumas das suas obras
Na saída você ainda pode adquirir sua lembrancinha na Boutique da Gabriela, que reserva diversos itens sobre o casal

A visita à Casa do Rio Vermelho é um programa e tanto para quem deseja conhecer não apenas um pouco mais sobre Jorge Amado e Zélia Gattai, mas também saber e sentir um pouco mais do que a Bahia tem a oferecer. O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com acesso a R$ 20,00 (há também a meia entrada), mas às quartas-feiras é gratuito. Programe-se e vá! 💙

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *