Conhecendo a Fundação e casa de Pierre Verger

Uma das oportunidades mais legais que o blog já nos proporcionou foi conhecer a Fundação Pierre Verger. Mas não precisa ser blogueiro pra conhecê-la, e vamos te explicar como você também pode visitar até o quarto onde o fotógrafo e etnólogo franco-brasileiro morou por mais de 30 anos. 🖤
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Referências ao candomblé por todos os lados

Pra começar, é importante pontuar que há uma grande confusão entre a Galeria da Fundação Pierre Verger, localizada no Pelourinho, e a sede da Fundação, que fica na Ladeira da Vila América (Engenho Velho de Brotas), local onde de fato o fotógrafo residiu. Na Galeria do Pelô, você encontrará apenas algumas obras e objetos à venda. Na Fundação, você pode participar de diversas oficinas e conhecer a casa do artista, com tudo que isso pode significar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O local é fácil de achar e conta com estacionamento

A Fundação Pierre Verger  funciona não apenas como o seu memorial, com acervo pessoal e de seu trabalho fotográfico, mas também como um importante instrumento sociocultural da população do entorno. Através de oficinas de informática, biblioteca comunitária, aulas de arte, dança, música, e muito mais, o local é um verdadeiro e importante fervedouro cultural, que é muito procurado principalmente por turistas, que encontram lá um vasto material de pesquisa (há biblioteca para consultas, e até hospedagem!).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Uma das oficinas mais procuradas é a de música
Qualquer um pode se inscrever nas oficinas

Em nossa visita conhecemos todos os espaços de aulas, onde cada sala recebe o nome de um amigo de Verger, como Mestre Bimba, Jorge Amado, e claro, Carybé. Estes dois últimos, inclusive, estão lá presentes em fotos, livros e arte.

A amizade com Jorge Amado

A casa de Verger hoje funciona como um espaço onde praticamente toda sua obra é administrada, mas seus cômodos principais foram mantidos como o mestre deixou. Seu quarto, simples e sem luxos, carrega uma energia ímpar. Foi possível ver todo o seu cuidado com a catalogação de seu acervo, trabalho no qual ele se debruçou nos últimos anos de vida.

O quarto do mestre, simples e minimalista
Local onde Pierre Verger guardava os seus negativos

A Fundação Pierre Verger está completando 30 anos, e o convite para esta visita foi apenas uma das iniciativas previstas para comemorar a data. Até março do ano que vem, muitas outras serão desenvolvidas pela Fundação, como exposições, reedições de livros, intervenções urbanas e muito mais! Pra ficar por dentro de tudo isso, acompanhe as novidades lá em nosso perfil no Instagram!

O selo dos 30 anos da Fundação é em referência ao código que Verger usava para avisar aos amigos que estava em casa

E você já conhecia esse espaço especial da nossa cidade? Quer conhecer? A Fundação Pierre Verger funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, e de 14h às 17h. Para mais informações, entre em contato através do 71 3203-8400. Vale muito a pena! 😍

 

Similaridades entre África e Bahia
As obras mais importantes de Verger

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *